quinta-feira, 28 de abril de 2011

UM CONTO DE ROMEU E JULIETA



Convite virtual
Arte de Argileu Rodrigues

A peça UM CONTO DE ROMEU E JULIETA estreiou no dia 13 de dezembro de 2009, as 20 hrs, no Teatro Sesiminas, Belo Horizonte, em apresentação única. Texto de Shakespeare, adaptação de Sheyla Barroso e direção de Jordana Luchini.

À frente, Pedro Cabizuca
Essa foi uma das peças que eu mais gostei de fazer. A turma do semestre anterior voltou quase que completamente, coisa muito difícil de acontecer. Assim, pudemos dar continuidade ao trabalho da turma como um todo, enquanto grupo, enquanto equipe. Nem preciso dizer que o resultado foi maravilhoso e incrivelmente prazeiroso.

Daniel Almeida (dir)/Argileu Rodrigues/
Pedro Cabizuca/Jaqueline Gomes/Isabela Cadete





A idéia do texto era a seguinte: Shakespeare escrevia sua mais famosa história de amor. Enquanto isso, toda a história vai se desenrolando em dois planos: realidade e imaginação do autor. O roteiro de Sheyla foi muito bem estruturado, dando uma seqüência lógica às cenas. Obviamente o primoroso Shakespeare precisou ser "enxugado" e readaptado... mas o resultado...

Letícia Sirlan (dir)/ Tainan Santos
Neste semestre, nosso maior desafio não foram as coreografias nem a parte corporal mas a memória. Os alunos tinham muito texto, naquela linguagem nada coloquial. Haja reclamação!!!

Mas parece que o clima da história de Romeu e Julieta fez todo o mundo se apaixonar! Estávamos todos apaixonados pela obra, pelos ensaios, ansiosos para vermos os resultados.

As roupas de época dificultavam a moçada que só anda de calça jeans. As meninas levavam saias compridas para ensaiar, sapatos de salto e leques.
Daniel Almeida(esq)/Argileu Rodrigues/Pedro Cabizuca/



Na foto da esquerda, eu entregando as roupas no dia de prova de figurino.

Na foto da direita as atrizes Letícia Sirlan (dir), Isabela Cadete/Jaqueline Gomes, também no dia da prova de figurinos.
Neste semestre, tivemos a participação de uma estagiária, Rosanne Von Sperling. Ela deveria fazer o papel de assistente de direção. Devo dizer que foi uma experiência incrível! Nos demos muito bem, e a ajuda dela foi de grande valia para o grupo. Além disso, fizemos juntas todo o material de cena que seria usado: máscaras, tochas... o mais bacana de tudo é que para ela todo esse processo back stage era desconhecido. Ela parecia uma criança tentando absorver o máximo de informações e experiências possíveis. Seu olhinho brilhava e tudo parecia novidade, um mundo novo! Obrigada, Rô por me permitir ver e acompanhar este processo seu!!! Foi demais!

Rosanne Von Sperling
Outra novidade no semestre: pela primeira vez, haveria uma competição interna no festival: Uma banca de jurados assistiu a todos os espetáculos e deveria premiar melhor atriz e ator dos espetáculos infantis e adulto.
Atores premiados, jurados, homenageados, professores e coordenadores do projeto
Jordana Luchini e Mariana Batista,
ganhadora de melhor atriz (Julieta)e abaixo,
Pedro Cabizuca,
ganhador de melhor ator (Shakespeare)





A banca foi composta de professores do Centro de Pesquisas teatrais (Rita Moncorvo/Roberta Luchini/Jordana Luchini e Ronaldo Boschi), a presidente do Sindicato do Atores e Técnico de Minas Gerais a Sr. Magdalena Rodrigues e a nossa queridíssima primeira dama do teatro de Minas Gerais, Wilma Henriques.

Os homenageados foram os ex-instrutores do grupo que inclui o dramaturgo Wesley Marcchiori.

Nesta primeira premiação, ator e atriz adulto foram ganhos por Pedro Cabizuca (Shakespeare) e Mariana (Julieta). Parabéns! A teacher ficou muito orgulhosa!!!

Roberta Luchini e Rafael Chequer
Prêmio de melhor ator infantil
Nesta mesma premiação na categoria infantil ganhou o ator Rafael Chequer aluno da professora (e minha irmã) Roberta Luchini. Semestre que vem ele estaria na turma adulta, sob minha direção, participando da peça FANTOCHES. Parabéns, Rafa!


Pedro Cabizuca(frente)/Daniel Almeida/ Mariana Batista



Mário Salazar (dir)/Ludmila Merçon/Alexandre Cavalcanti  
Ludmila Merçon (Princesa)
Nicola Peluso (Romeu)/Tainan Santos (Julieta)
Elenco: Jaqueline Gomes/Laura Baraldi/Letícia Sirlan / Katia Moreira/Mariana Hermont/Luiz Fernando Fellet/Pedro Cabizuca / Ingrid Madureira/Argileu Rodrigues/Mário Salazar / Alexandre Cavalcante/Isabela Cadete/Ingrid Madureira/Mariana Batista/Tainan Santos/Argileu Rodrigues/Renata Guimarães/Ludmila Merçon/Daniel Almeida / Nicola Peluso/Daniella Avelar / Isabela Hermont/Nicole Lichter

quarta-feira, 27 de abril de 2011

FANTOCHES


FANTOCHES foi apresentado no dia 04 de julho de 2010, as 20 hrs, no teatro Sesiminas, Belo Horizonte, em apresentação única. Texto e direção de Jordana Luchini.

Convite virtual
Arte de Argileu Rodrigues

Desta vez, pela primeira vez, me arrisquei a escrever uma peça. A idéia era um grupo de teatro que tentava fazer um teatro de bonecos. Parte do elenco eram os manipuladores (pessoas de verdade) e a outra metade, fantoches que ficavam presos por cordas durante todo o espetáculo.

Aline Martins (dir)/ Juliana Almeida/Ana Souza/Mariana Hermont/Ana Luísa. Ao fundo, o elenco de fantoches

Rafael Chequer (esq)/Ana Luísa/Ludmila Merçon/Maria Santos/Argileu Rodrigues
O grande desafio deste semestre foi a movimentação. Como se mexe um fantoche de cordas? Além disso, haviam várias coreografias. O trabalho de corpo foi intenso e contei com a coolaboração do aluno Argileu Rodrigues. Este foi o último trabalho deste ator comigo. Sempre sério, disciplinado e participativo, Argileu foi um dos alunos mais notórios que passou por minha sala de aula. Queria fazer este adendo só para agradecer esta pessoa tão dedicada e especial que tive a honra de conhecer. Argileu, muito obrigada por tudo!!!


Argileu Rodrigues (teste de maquiagem)
Ludmila Merçon


Jéssica Chequer
Além de textos, complexa e dolorida movimentação cênica, os lunos, neste semestre deveriam usar uma maquiagem mais elaborada. Não havia tempo para ensinar um a um. Então, fizemos um dia de workshop no qual fiz uma maquiagem modelo. Os alunos fotografaram, registraram como puderam e depois me enviaram suas experiências. Devo dizer que as maquiagens surpreenderam, e a empolgação dos alunos pelo assunto também! As maquiagens ficaram muito boas!!!
Letícia Sirlan/Jéssica Chequer


Isabela Cadete/Mário Salazar

Esta é a turma 

A peça era colorida, os atores estavam empolgados. A direção também! Foi um grande trabalho!!!


Elenco: Aline Costa/Amanda Dutra/Ana Elisa Neves/Ana Luiza/Ana Souza/Argileu Rodrigues/Cecília Parreira/Ingrid Madureira /Isabela Cadete/Jéssica Chequer/Juliana Almeida/Leticia Sirlan/Ludmila Merçon/Maria Santos/Mariana Paes/Mário Salazar/Nicole Lichter/Rafael Chequer/Stephanie Ogando

terça-feira, 26 de abril de 2011

O BLOCO DO EU SOZINHO


O espetáculo O BLOCO DO EU SOZINHO fez sua única apresentação no dia 08 de dezembro de 2010, as 20 hrs no teatro Sesiminas, Belo Horizonte. O elenco era composto de alunos do curso de teatro CPT/Sesiminas. Texto de Jordan Baêsso e direção de Jordana Luchini.

Convite Virtual
Arte de Argileu Rodrigues

Este espetáculo foi especial para mim. Esta foi a última turma sob minha supervisão. E o trabalho foi incrível!!! Muito complicado, mas incrível!

O texto de Jordan Baêsso conta a história de um casal e todos os percalços imaginários do homem e da mulher, desde os desajeitados primeiros encontros, a paixão, o litígio, a separação e o reencontro. E tudo isso, acompanhado de muita dança e muito carnaval.

Rafael Chequer/Thaíse Araújo(dir)/Ana Elisa Neves/Isabela Cadete

Entendendo que as situações colocadas no texto são completamente humanas e corriqueiras, poderia ser a história de qualquer casal. Além disso, existiam 25 alunos na sala e todos deviam participar. Fizemos então 4 elencos que se revezavam em textos, mas contavam a mesma história. E, para complicar ainda mais, a movimentação cênica deveria ser precisamente igual em alguns momentos da história, com os quatro elencos em cena. Um jogo de espelho! Complicado, né?

Letícia Sirlan(frente)/Mariana Hermont
 De fato, sincronizar essa galera não foi muito fácil. Milhões e milhões de exercícios espectrais... muita cara ruim, muita discussão, muita canseira, muitos alongamentos, aquecimentos, risadas, mas muito, principalmente de "DE NOVOOOO!!!!"


Jéssica Chequer

Não podemos dizer que o processo de se montar um espetáculo seja fácil. Na verdade, é um tanto difícil. Para começar, é um trabalho em equipe (o que por si só já é uma tarefa bastante complicada). E toda essa equipe deve funcionar de forma precisa, excelente, em "ponto ótimo" em todos os sentidos e aspectos. Ou seja: todas as peças da nossa máquina devem funcionar em harmonia, sintonia, potência máxima e qualidade total. O único problema é que não estamos lidando com um time de máquinas, mas de pessoas. E o melhor que cada um pode dar em termos de potência e qualidade é o que cada um pode dar... somos humanos... com todos os defeitos, limitações e problemas que um ser humano pode ter. Além disso, estamos falando de arte, de teatro. A experiência pessoal, as habilidades adquiridas ao longo da história individual estão em jogo também!!!





Durante todo o processo, nosso grande amigo foi mesmo o espelho. As cenas que deveriam ser sincronizadas eram lidas várias vezes seguidamente, até que chegasse no ritmo certo. Depois, fazíamos várias vezes de frente para o espelho, para que a movimentação da pessoa que falava o texto fosse memorizada e feita com sincronia. 

Isabela Cadete/Marina Guimarães/Jéssica Chequer/Mariana Hermont

Depois de feitas várias vezes seguidamente de frente para o espelho, era a hora de fazer sem o espelho e ver como estava. Geralmente não era muito bom. Depois de várias vezes ia melhorando. Apontava os defeitos e... de volta ao espelho. 
Sei que com esta brincadeira, quase deixei os atores tontos... os ensaios eram parados várias vezes porque com a mudança de lados (com espelho/sem espelho) as pessoas já não sabiam onde tinham que entrar... uma loucura!
Mas depois de toda essa labuta, o resultado foi incrível! Parabéns, meninos e meninas!

Ana Elisa Neves/Rafael Chequer/Letícia Sirlan/Paulo Cabral/Cecília Parreira/Nicola Peluso/Mário Salazar
Ensaio: Prova de figurino

 A apresentação foi um sucesso, casa cheia, todo o mundo feliz! Finalizamos mais um semestre! Parabéns ao elenco, muito obrigada por tudo. Mas antes de terminar meu post, não poderia deixar de lembrar que a turma, sabendo que seria minha última, preparou uma despedida pública. Um filme com fotos e mensagens para mim. A peça acabou, as cortinas se fecharam, me chamaram no palco e quando eu cheguei começou a projeção. Foi muito emocionante e de um carinho enorme! Obrigada mais uma vez!

Elenco: Ana Elisa Neves/Ana Luiza Gomes/Ana Souza/Cecília Parreira/Isabela Cadete/Katia Moreira/Jéssica Chequer/Juliana Almeida/Letícia Sirlan/Ludmila Merçon/Luiza Bastos/Mariana Paes/Marina Guimarães/Mário Salazar/Natália Lopes/Nicola Peluso/Paulo Cabral/Rafael Chequer/Thaise Pereira

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Curso de teatro CPT/ Sesiminas

Desde 2003, faço parte do projeto TEATRO POPULAR PERMANENTE do CENTRO DE PESQUISAS TEATRAIS. O projeto é o seguinte: Terceirizamos com empresas e escolas o curso de teatro. As turmas e os módulos são semestrais e há um festival com as produções a cada fim de semestre.

Essa era a turma do segundo semestre de 2010, elenco da peça O BLOCO DO EU SOZINHO


Neste projeto, trabalhei durante 8 anos totalizando  um total de 16 turmas, mais ou menos 320 alunos, 16 direções de peças e produções.

Queria dizer que este sempre foi um trabalho muito gratificante para mim, sempre o exerci com o maior prazer. Adoro ensinar, treinar... e o mais importante: quero agradecer a todos esses 300 alunos que passaram pela minha sala de aula. Vocês me ensinaram muito, compatilhamos durante todo esse tempo muitos processos importantes e interessantes. Vocês todos fizeram parte de experiências muito engrandecedoras no meu percurso profissional e pessoal.

Daniella Machado e Janaína Lacerda em VESTIDO DE NOIVA
 Esses 8 anos foram incríveis e todos vocês fizeram parte disso!!!

Elenco de UMA HISTÓRIA DE ROMEU E JULIETA (prova de figurino)


Vou fazer uma série de postagens para homenagear e mostrar alguns dos espetáculos já realizados dentro deste projeto. Espero que vocês acompanhem e se divirtam revendo fotos e comentários!

Grande abraço

domingo, 17 de abril de 2011

A Estrela Sobe

Este é o folder oficial da peça. 
Nesta foto: Jordana Luchini
2010
Quero falar mais sobre a peça A ESTRELA SOBE, trabalho que realizei ano passado. 
Para início de conversa, nem preciso dizer que foi um desafio. 

Depois da primeira temporada da peça A ESTRELA SOBE, um dos atores foi substituído por Pedro Cabizuca (Prêmio de Ator Revelação- prêmios SATED E SINPARC-MG/2010) que, a partir de janeiro passou a integrar o elenco de 8 atores. 

Fizemos uma boa campanha em janeiro e fevereiro de 2011. A ESTRELA SOBE foi um espetáculo belíssimo, em todos os sentidos. Fiz algumas amizades importantes, conheci muita gente... aprendi muito também!!!

Para quem não acessou o www.jojoepalito.com.br coloquei algumas fotos aqui.

Nesta foto: Jordana Luchini e Pedro Cabizuca
Foto de Andrea Maia/2011


ELENCO: Jordana Luchini/Pedro Cabizuca/Ulisses Guimarães/Douglas Gonzales/Roza Maria/Pierre Menezes/Flávio Manzi. TEXTO: Marques Rebelo. DIREÇÃO e ADAPTAÇÃO: Joselma Luchini. MUSICAS ORIGINAIS: Ladston do Nascimento/Estúdio Audioarte. CENÁRIO: Fernando Moretzon. FIGURINO: Valma Alves. PRODUÇÃO: Grupo de Teatro FÁOS/ 2010  

Nesta foto: Jordana Luchini/Roza Maria/Ulisses Magnus
Foto de Andréa Maia/2011



Não sei o que vocês acham. Mas eu achei a peça incrível...

Obrigada a todos que nos prestigiaram!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A ESTRELA SOBE

Depois das apresentações mais formais, vou falar um pouco sobre meu último trabalho como atriz. Foi na cidade de Belo Horizonte, uma peça chamada A ESTRELA SOBE, texto de Marques Rebelo, adaptação e direção de Joselma Luchini, músicas de Ladston do Nascimento e Estúdio Audioarte.

A peça estreiou em novembro de 2010, no Espaço Cultural Pitágoras. A estréia foi apenas para convidados e lançou o projeto Teatro Para o Vestibular do Grupo de Teatro FÁOS que ainda naquele ano estreiaria mais 3 espetáculos (adaptações dramaturgicas para livros literários indicados pela UFMG daquele ano).

Foram 3 ou 4 meses de trabalho para conseguir decorar todas as 50 páginas de texto e poder protagonizar Leniza, uma jovem, que vivia no subúrbio do Rio de Janeiro na época de Ouro da Rádio. De origem humilde, ela quer ganhar dinheiro como cantora, dar uma boa vida para sua mãe e para isso não medirá esforços.

Para quem quiser acessar vídeo, fotos e outras informações, visite o site

www.jojoepalito.com.br

A peça também entrou em cartaz na Campanha de Popularização e da Dança (Projeto cultural da cidade de Belo Horizonte que acontece sempre nos meses de janeiro e fevereiro) de 2011 nos teatros Espaço Cultural Pitágoras e no Palácio das Artes, sala Juvenal Dias.

sábado, 9 de abril de 2011

Perfil

Jordana Luchini está no cenário artístico desde muito nova. Filha de Ronaldo Boschi, diretor de teatro reconhecido por sua importância artística no cenário cultural mineiro e hoje professor da PUC Minas e Joselma Luchini, produtora e diretora de teatro fazendo parte há mais de 30 anos do circuito teatral mineiro.
Jordana inciou-se no mundo cultural ainda cedo, em 1984, ainda bebê, começou a trilhar sua carreira participando de espetáculos produzidos pelos próprios pais. Ao longo do seu crescimento construiu sua formação, participando de cursos, workshops e sempre acompanhando os bastidores das artes cênicas.
Nos último 10 anos consolidou-se como profissional atuando com outros diretores de teatro, em peças e musicais desenvolvendo atividades no âmbito áudio visual e como professora de teatro do Curso do Sesiminas, onde pode desenvolver sua habilidade na área de direção artística.
A atual formação da atriz conta com professores renomados como Maiza Tempesta no Curso de férias Teenbroadway em São Paulo, Curso de férias na escola Wolf Maya, com Henrique Carvalho e Workshop de Jazz e Bob Fosse com  Keila Bueno.
Participou também nos tres últimos anos de espetáculos de teatro musical encenados em Minas Gerais com sucesso de público e crítica: "Os Saltimbancos" com adaptação e direção de Fernando Bustamante, músicas de Chico Buarque de Hollanda; "Mulheres de Hollanda", roteiro e direção de Pedro Paulo Cava com textos e músicas de Chico Buarque de Hollanda e o espetáculo "A Estrela Sobe" do autor Marques Rebelo, roteiro e direção
de Joselma Luchini, músicas de Ladston do Nascimento.

domingo, 3 de abril de 2011

Experiência profissional- Atriz

Experiência profissional
TEATRO - Atriz
·        A estrela Sobe (jun/2010- fev 2011)
Texto de Marques Rebelo, roteiro e direção de Joselma Luchini, músicas de Ladston do Nascimento
  •  Os Saltimbancos (versão ao vivo) (jan-fev 2011) Adaptação e direção de Fernando Bustamante, músicas de Chico Buarque de Hollanda

  • Mulheres de Hollanda (Nov/2007 – abr/2009) Roteiro e direção de Pedro Paulo Cava, textos e músicas de Chico Buarque de Hollanda
  • A viagem de Cecília Meireles (Ago/2006- fev/2007) Texto de Cecília Meireles e direção de Joselma Luchini
  • O Mágico de Oz (2005- fev 2011) Adaptação de Joselma Luchini, direção de Joselma e Jordana Luchini
  • Beijo Partido Com Tempero de Pecado (2004) Texto de Fernando Moretzon e direção de Jair Raso
  • Jojô e Palito em As Cigarras e as Formigas (remontagem-2003) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em Dona Baratinha Quer se Casar (2002-2010) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em Chapeuzinho Vermelho(2002-2009) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Chapeuzinho Vermelho (2001-2002) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Pocahontas (2000-2001) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em O Descobrimento do Brasil (1999-2000) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em  As Cigarras e as Formigas (remontagem-1999) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Joãozinho e Maria (1998) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em Belô meu Amor-100 anos (1997) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em Educar é... (remontagem-1995) Texto e direção de Joselma Luchini
  • Jojô e Palito em As Cigarras e as Formigas (1994) texto e direção de Joselma Luchini
  • Chapeuzinho Vermelho (1991) Texto e direção de Ronaldo Boschi
  • A Sereia de Prata (1990) Texto e direção de Ronaldo Boschi
  • A Colcha do Gigante (1989) Texto e direção de Ronaldo Boschi
  • Yerma -  de  Garcia Lorca (1984) Direção Ronaldo Boschi
Participações especiais como atriz convidada em peças do Centro de Pesquisas teatrais no curso do Sesiminas com alunos. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Formação Acadêmica

Psicóloga pela  PUC-MG
Pós graduação em Psicologia Jurídica na mesma instituição.
CRP – 04/27518

Idiomas
  • Inglês fluente
  • Italiano básico

 Formação artística
Dança
·        Curso de férias Teenbroadway com direção de Maiza Tempesta, de 12 de julho a 01 de agosto de 2010, São Paulo
  • Curso de férias na escola Wolf Maya
Com Henrique Carvalho, de 19 a 23 de julho de 2010, São Paulo
  • Workshop de Jazz e Bob Fosse
Com  Keila Bueno,  24 horas/aula, de 19 a 23 de abril de 2010, Belo Horizonte
  • Ballet clássico - Minas tênis Clube (2005 - 2006 )
  • Ballet clássico -Studio Anna Pavlova. ( 1996 – 2000)
  • Ballet clássico -Sesiminas (1990 – 1995)
  • Ballet clássico -Cristina Helena ( 1994 – 1995)
  • Ballet clássico -Concluiu o Baby Ballet no stúdio de Dança Anna Pavlova em 1989 e finalizou, na mesma escola seu curso em 2000.
Canto
  • Aulas de canto com o Marconi Araújo e Megan Dawson no curso de férias do Teenbroadway de 12 de julho a 01 de agosto de 2010, SP
  • Aulas de canto no Curso de Férias na escola Wolf Maya
Com Wilson Gava, de 19 a 23 de julho/2010, SP
  • Aulas particulares de canto (técnica de belting com Ana Taglianetti) - 2009- 2010. Belo Horizonte
  • Participação na oficina de Teatro Musical na escola de música da Universidade Federal de Minas Gerais (2009 e 2010)
Vídeo
  • Workshop de Interpretação e Dramaturgia do Ator para Cinema - a Emoção e a Câmera, com Luciana Martuchelli. Do dia 18 a 23/11/2009 no 42º festival de Brasília do Cinema Brasileiro, DF.

Início de conversa

Acabei de me mudar para o Rio de Janeiro. Sou atriz, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tenho 26 anos e estou a procura de trabalhos e novos desafios profissionais. Vinda de uma família de artistas, desde cedo pude aprender o ofício e, claro, praticá-lo. Tenho experiência com teatro, dança e canto.
Quero que este blog sirva de divulgação dos meus trabalhos já realizados e também dos trabalhos que ainda serão feitos, enfim: que seja uma útil ferramenta de divulgação da minha vida profissional à todos a quem possam se interessar. Fiquem à vontade para deixar comentários e entrar em contato.
Sejam bem-vindos!