quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Linguagem não-verbal e o trabalho dos atores

Na semana passada foi publicado um texto que escrevi para o IBRALC (Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal): Microexpressões e o Trabalho dos Atores.
https://ibralc.com.br/microexpressoes-e-o-trabalho-dos-atores/
A pergunta era se um ator pode representar tão fidedignamente à ponto de reproduzir até mesmo as microexpressões de um personagem. Acredito que sim se ele tiver um treinamento adequado. Ao final da matéria eu disse que poucos atores se despertam para o fato de que o estudo desta disciplina é importantíssimo em sua formação.

De nada adianta, no entanto, criticar sem apresentar alguma solução. Recebi alguns pedidos para falar mais sobre o assunto e daí resolvi fazer uma série de 3 vídeos. Em cada um irei apresentar uma bibliografia diferente referente ao tema. Eis o planejamento:
- Vídeo 1: Tema: O Corpo Fala
- Vídeo 2: Linguagem Corporal
- Vídeo 3: A linguagem das emoções

Poderemos, nesses encontros, discutir como e porque estudar a linguagem não-verbal e as microexpressões interfere diretamente na interpretação de um personagem, no exercício de nosso ofício. E, claro, você vai aprender mais sobre os temas propostos.

Se você gostou da idéia, veja o vídeo de apresentação e inscreva-se no canal. O conteúdo é totalmente gratuito! E se você conhece alguém que vai se interessar pelo tema, compartilhe com ele e acompanhe. Em breve teremos o primeiro vídeo no ar!



segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Ensaiando voz e violão

Bandeira
Zeca Baleiro

Atualização

Oi pessoal!!!
Já faz tempo que não uso meu blog... e como tenho projetos para ele, resolvi dar uma atualizada!
O Rei do Lixo foto: Jimmy Correa
No último post que escrevi falei sobre o projeto O REI DO LIXO que estava começando. Hoje ele já tem 3 anos de estrada, já fizemos três turnês pelo sul do país e muitas apresentações em escolas e eventos no Rio de Janeiro e outras cidades. O projeto continua com sucesso absoluto!

Outro projeto no qual me dediquei nos últimos 2 anos é o Batuká Tun Dum. Um grupo de artistas e músicos que se apresenta nas escolas com uma oficina interativa de musicalização e um show. Os integrantes somos eu, Lara Salustiano, Alan Pagnota, Rafael Ferreira outro trabalho incrível e que tem uma repercussão maravilhosa entre as crianças e adolescentes.
Batuká TunDum


E por último mas não menos importante, a coordenação do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) que foi a escola deixada por meu pai em 2013 e ficou sob gestão/direção minha e de minha irmã Roberta. A escola tem 43 anos de idade, foi fundada em 1973 e desde então tem sido um grupo atuante na cidade de Belo Horizonte. E estamos ido bem, temos agora sete turmas de teatro em funcionamento e no final de 2016 realizaremos a 41ª edição do Festival que é levado à público semestralmente como resultado das montagens realizadas com os alunos. A equipe doravante com 3 integrantes hoje possui 10; contanto professores e estagiários além de outros profissionais que vêm integrar nosso quadro mais próximo ao grande evento como costureira, transporte, etc. O treinamento do grupo é promovido semestralmente e há muitos projetos em andamento. Coordenar tudo tem sido um trabalho desafiador e que tem nos aberto muitas portas.

Equipe do Centro de Pesquisas Teatrais
Esses foram meus principais projetos nesses últimos 3 anos. Espero dar continuidade a todos eles já que tenho um carinho especial por cada um.

Aos meus colegas e parceiros o meu muito obrigado! Sem vocês nada seria possível e tudo seria incrivelmente chato. Amo vocês! Amo meu trabalho!

Por hoje é só, pessoal! Em breve teremos novidades aqui no blog também... um projeto novo. Aguardem!