quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Linguagem não-verbal e o trabalho dos atores

Na semana passada foi publicado um texto que escrevi para o IBRALC (Instituto Brasileiro de Linguagem Corporal): Microexpressões e o Trabalho dos Atores.
https://ibralc.com.br/microexpressoes-e-o-trabalho-dos-atores/
A pergunta era se um ator pode representar tão fidedignamente à ponto de reproduzir até mesmo as microexpressões de um personagem. Acredito que sim se ele tiver um treinamento adequado. Ao final da matéria eu disse que poucos atores se despertam para o fato de que o estudo desta disciplina é importantíssimo em sua formação.

De nada adianta, no entanto, criticar sem apresentar alguma solução. Recebi alguns pedidos para falar mais sobre o assunto e daí resolvi fazer uma série de 3 vídeos. Em cada um irei apresentar uma bibliografia diferente referente ao tema. Eis o planejamento:
- Vídeo 1: Tema: O Corpo Fala
- Vídeo 2: Linguagem Corporal
- Vídeo 3: A linguagem das emoções

Poderemos, nesses encontros, discutir como e porque estudar a linguagem não-verbal e as microexpressões interfere diretamente na interpretação de um personagem, no exercício de nosso ofício. E, claro, você vai aprender mais sobre os temas propostos.

Se você gostou da idéia, veja o vídeo de apresentação e inscreva-se no canal. O conteúdo é totalmente gratuito! E se você conhece alguém que vai se interessar pelo tema, compartilhe com ele e acompanhe. Em breve teremos o primeiro vídeo no ar!



Nenhum comentário: