terça-feira, 26 de abril de 2011

O BLOCO DO EU SOZINHO


O espetáculo O BLOCO DO EU SOZINHO fez sua única apresentação no dia 08 de dezembro de 2010, as 20 hrs no teatro Sesiminas, Belo Horizonte. O elenco era composto de alunos do curso de teatro CPT/Sesiminas. Texto de Jordan Baêsso e direção de Jordana Luchini.

Convite Virtual
Arte de Argileu Rodrigues

Este espetáculo foi especial para mim. Esta foi a última turma sob minha supervisão. E o trabalho foi incrível!!! Muito complicado, mas incrível!

O texto de Jordan Baêsso conta a história de um casal e todos os percalços imaginários do homem e da mulher, desde os desajeitados primeiros encontros, a paixão, o litígio, a separação e o reencontro. E tudo isso, acompanhado de muita dança e muito carnaval.

Rafael Chequer/Thaíse Araújo(dir)/Ana Elisa Neves/Isabela Cadete

Entendendo que as situações colocadas no texto são completamente humanas e corriqueiras, poderia ser a história de qualquer casal. Além disso, existiam 25 alunos na sala e todos deviam participar. Fizemos então 4 elencos que se revezavam em textos, mas contavam a mesma história. E, para complicar ainda mais, a movimentação cênica deveria ser precisamente igual em alguns momentos da história, com os quatro elencos em cena. Um jogo de espelho! Complicado, né?

Letícia Sirlan(frente)/Mariana Hermont
 De fato, sincronizar essa galera não foi muito fácil. Milhões e milhões de exercícios espectrais... muita cara ruim, muita discussão, muita canseira, muitos alongamentos, aquecimentos, risadas, mas muito, principalmente de "DE NOVOOOO!!!!"


Jéssica Chequer

Não podemos dizer que o processo de se montar um espetáculo seja fácil. Na verdade, é um tanto difícil. Para começar, é um trabalho em equipe (o que por si só já é uma tarefa bastante complicada). E toda essa equipe deve funcionar de forma precisa, excelente, em "ponto ótimo" em todos os sentidos e aspectos. Ou seja: todas as peças da nossa máquina devem funcionar em harmonia, sintonia, potência máxima e qualidade total. O único problema é que não estamos lidando com um time de máquinas, mas de pessoas. E o melhor que cada um pode dar em termos de potência e qualidade é o que cada um pode dar... somos humanos... com todos os defeitos, limitações e problemas que um ser humano pode ter. Além disso, estamos falando de arte, de teatro. A experiência pessoal, as habilidades adquiridas ao longo da história individual estão em jogo também!!!





Durante todo o processo, nosso grande amigo foi mesmo o espelho. As cenas que deveriam ser sincronizadas eram lidas várias vezes seguidamente, até que chegasse no ritmo certo. Depois, fazíamos várias vezes de frente para o espelho, para que a movimentação da pessoa que falava o texto fosse memorizada e feita com sincronia. 

Isabela Cadete/Marina Guimarães/Jéssica Chequer/Mariana Hermont

Depois de feitas várias vezes seguidamente de frente para o espelho, era a hora de fazer sem o espelho e ver como estava. Geralmente não era muito bom. Depois de várias vezes ia melhorando. Apontava os defeitos e... de volta ao espelho. 
Sei que com esta brincadeira, quase deixei os atores tontos... os ensaios eram parados várias vezes porque com a mudança de lados (com espelho/sem espelho) as pessoas já não sabiam onde tinham que entrar... uma loucura!
Mas depois de toda essa labuta, o resultado foi incrível! Parabéns, meninos e meninas!

Ana Elisa Neves/Rafael Chequer/Letícia Sirlan/Paulo Cabral/Cecília Parreira/Nicola Peluso/Mário Salazar
Ensaio: Prova de figurino

 A apresentação foi um sucesso, casa cheia, todo o mundo feliz! Finalizamos mais um semestre! Parabéns ao elenco, muito obrigada por tudo. Mas antes de terminar meu post, não poderia deixar de lembrar que a turma, sabendo que seria minha última, preparou uma despedida pública. Um filme com fotos e mensagens para mim. A peça acabou, as cortinas se fecharam, me chamaram no palco e quando eu cheguei começou a projeção. Foi muito emocionante e de um carinho enorme! Obrigada mais uma vez!

Elenco: Ana Elisa Neves/Ana Luiza Gomes/Ana Souza/Cecília Parreira/Isabela Cadete/Katia Moreira/Jéssica Chequer/Juliana Almeida/Letícia Sirlan/Ludmila Merçon/Luiza Bastos/Mariana Paes/Marina Guimarães/Mário Salazar/Natália Lopes/Nicola Peluso/Paulo Cabral/Rafael Chequer/Thaise Pereira

Nenhum comentário: