quinta-feira, 28 de abril de 2011

UM CONTO DE ROMEU E JULIETA



Convite virtual
Arte de Argileu Rodrigues

A peça UM CONTO DE ROMEU E JULIETA estreiou no dia 13 de dezembro de 2009, as 20 hrs, no Teatro Sesiminas, Belo Horizonte, em apresentação única. Texto de Shakespeare, adaptação de Sheyla Barroso e direção de Jordana Luchini.

À frente, Pedro Cabizuca
Essa foi uma das peças que eu mais gostei de fazer. A turma do semestre anterior voltou quase que completamente, coisa muito difícil de acontecer. Assim, pudemos dar continuidade ao trabalho da turma como um todo, enquanto grupo, enquanto equipe. Nem preciso dizer que o resultado foi maravilhoso e incrivelmente prazeiroso.

Daniel Almeida (dir)/Argileu Rodrigues/
Pedro Cabizuca/Jaqueline Gomes/Isabela Cadete





A idéia do texto era a seguinte: Shakespeare escrevia sua mais famosa história de amor. Enquanto isso, toda a história vai se desenrolando em dois planos: realidade e imaginação do autor. O roteiro de Sheyla foi muito bem estruturado, dando uma seqüência lógica às cenas. Obviamente o primoroso Shakespeare precisou ser "enxugado" e readaptado... mas o resultado...

Letícia Sirlan (dir)/ Tainan Santos
Neste semestre, nosso maior desafio não foram as coreografias nem a parte corporal mas a memória. Os alunos tinham muito texto, naquela linguagem nada coloquial. Haja reclamação!!!

Mas parece que o clima da história de Romeu e Julieta fez todo o mundo se apaixonar! Estávamos todos apaixonados pela obra, pelos ensaios, ansiosos para vermos os resultados.

As roupas de época dificultavam a moçada que só anda de calça jeans. As meninas levavam saias compridas para ensaiar, sapatos de salto e leques.
Daniel Almeida(esq)/Argileu Rodrigues/Pedro Cabizuca/



Na foto da esquerda, eu entregando as roupas no dia de prova de figurino.

Na foto da direita as atrizes Letícia Sirlan (dir), Isabela Cadete/Jaqueline Gomes, também no dia da prova de figurinos.
Neste semestre, tivemos a participação de uma estagiária, Rosanne Von Sperling. Ela deveria fazer o papel de assistente de direção. Devo dizer que foi uma experiência incrível! Nos demos muito bem, e a ajuda dela foi de grande valia para o grupo. Além disso, fizemos juntas todo o material de cena que seria usado: máscaras, tochas... o mais bacana de tudo é que para ela todo esse processo back stage era desconhecido. Ela parecia uma criança tentando absorver o máximo de informações e experiências possíveis. Seu olhinho brilhava e tudo parecia novidade, um mundo novo! Obrigada, Rô por me permitir ver e acompanhar este processo seu!!! Foi demais!

Rosanne Von Sperling
Outra novidade no semestre: pela primeira vez, haveria uma competição interna no festival: Uma banca de jurados assistiu a todos os espetáculos e deveria premiar melhor atriz e ator dos espetáculos infantis e adulto.
Atores premiados, jurados, homenageados, professores e coordenadores do projeto
Jordana Luchini e Mariana Batista,
ganhadora de melhor atriz (Julieta)e abaixo,
Pedro Cabizuca,
ganhador de melhor ator (Shakespeare)





A banca foi composta de professores do Centro de Pesquisas teatrais (Rita Moncorvo/Roberta Luchini/Jordana Luchini e Ronaldo Boschi), a presidente do Sindicato do Atores e Técnico de Minas Gerais a Sr. Magdalena Rodrigues e a nossa queridíssima primeira dama do teatro de Minas Gerais, Wilma Henriques.

Os homenageados foram os ex-instrutores do grupo que inclui o dramaturgo Wesley Marcchiori.

Nesta primeira premiação, ator e atriz adulto foram ganhos por Pedro Cabizuca (Shakespeare) e Mariana (Julieta). Parabéns! A teacher ficou muito orgulhosa!!!

Roberta Luchini e Rafael Chequer
Prêmio de melhor ator infantil
Nesta mesma premiação na categoria infantil ganhou o ator Rafael Chequer aluno da professora (e minha irmã) Roberta Luchini. Semestre que vem ele estaria na turma adulta, sob minha direção, participando da peça FANTOCHES. Parabéns, Rafa!


Pedro Cabizuca(frente)/Daniel Almeida/ Mariana Batista



Mário Salazar (dir)/Ludmila Merçon/Alexandre Cavalcanti  
Ludmila Merçon (Princesa)
Nicola Peluso (Romeu)/Tainan Santos (Julieta)
Elenco: Jaqueline Gomes/Laura Baraldi/Letícia Sirlan / Katia Moreira/Mariana Hermont/Luiz Fernando Fellet/Pedro Cabizuca / Ingrid Madureira/Argileu Rodrigues/Mário Salazar / Alexandre Cavalcante/Isabela Cadete/Ingrid Madureira/Mariana Batista/Tainan Santos/Argileu Rodrigues/Renata Guimarães/Ludmila Merçon/Daniel Almeida / Nicola Peluso/Daniella Avelar / Isabela Hermont/Nicole Lichter

3 comentários:

Argileu Rodrigues disse...

O blog está lindo! Isso é resultado do trabalho e da dedicação de uma pessoa muito talentosa. Ah,... e exigente. As produções de Jordana Boschi sempre foram marcadas por sua musicalidade, o que resultava em belíssimas produções como as vistas neste blog. Parabéns! Merda! Argileu Rodrigues.

Unknown disse...

Parabéns pelo blog, Jô!!! Tá ótimo! Adorei relembrar 'Um Conto de Romeu e Julieta'. Foi mto bom fazer essa e outras peças com você, que, como bem disse o Argileu, é super talentosa! Bjão!
Renata Guimarães

Jordana Luchini disse...

Obrigada, queridos!!! É resultado do trabalho de vocês também! Passamos momentos valiosos juntos... para mim, e espero que para vocês também! Obrigada por estarem presentes na minha vida e podem estar certos, aprendi muito com cada um de vocês e por isto tenho um carinho especial por cada um! Vamos que vamos!!! Merda para todos nós!!!
bjoss